Saiba mais sobre a importância da avaliação fenotípica dos animais leiteiros

CPT Cursos Presenciais: Por que fazer um curso sobre a raça Gir Leiteiro?

Professor Domingos: A raça Gir é atualmente a principal raça zebuína leiteira criada no Brasil. A maioria da produção leiteira nacional é oriunda de vacas com alguma fração de sangue Gir. Além do mais, o Brasil é detentor da melhor genética mundial do Gir Leiteiro, com trabalhos sérios de melhoramento animal conduzidos por conceituados centros de pesquisa em parceria com as associações de raça.

 

CPT Cursos Presenciais: Este é um curso de julgamento da raça Gir Leiteiro?

Professor Domingos: Não. Cursos de julgamento só podem ser ministrados pelas associações de raça, cujo objetivo é a formação de jurados de pista. Neste curso será demonstrado como avaliar o biótipo ideal dos animais Gir Leiteiro, tanto os machos quanto as fêmeas, em diferentes idades, e qual o impacto desta escolha sobre o sistema de produção. Por exemplo: sabe-se que uma boa vaca leiteira, além de produzir muito leite, deve também possuir um úbere de boa qualidade, uma vez que esta característica está intimamente relacionada à longevidade produtiva. Mas, quais são os critérios utilizados para se avaliar o úbere? Esta característica é hereditária? Quais são os motivos de descarte? O que se pode esperar dos reprodutores neste aspecto? É isto que iremos discutir no curso.

 

CPT Cursos Presenciais: Qual a importância da avaliação fenotípica dos animais leiteiros na condução dos trabalhos de seleção e melhoramento genético das fazendas?

Professor Domingos: Atualmente, nós temos à disposição de técnicos e criadores importantes ferramentas de melhoramento genético que são imprescindíveis na seleção do rebanho leiteiro, como os valores de PTA (habilidade prevista de transmissão) para características de produção, avaliação linear e até a identificação de marcadores moleculares, que nos permitem predizer qual touro transmitirá a sua progênie maior capacidade de rendimento industrial do leite. Entretanto, o olho humano ainda é um método insubstituível na avaliação de algumas características de forte apelo econômico nos animais, vindo a complementar os dados de avaliação genética existentes. Por exemplo, podemos ter duas vacas extremamente leiteiras, com produção uniforme e com avaliação genética positiva. Entretanto, uma delas apresenta boa qualidade dos aprumos, enquanto a outra não, demonstrando inclusive, dificuldade na locomoção. Como avaliar isso? Qual o impacto deste defeito sobre a reprodução? Como fica a ordenha mecânica? Qual delas deverá permanecer no rebanho? Somente a avaliação fenotípica (visual) será capaz de nos fornecer essas respostas.

 

CPT Cursos Presenciais: O curso é teórico ou prático?

Professor Domingos: O curso será teórico e prático. Não há como realizar aulas práticas consistentes sem um sólido embasamento teórico. Na teoria, serão discutidas todas as características zootécnicas desejáveis nos machos e fêmeas da raça Gir Leiteiro, inclusive com abordagem do padrão racial. Na sequência serão ministradas aulas práticas sobre avaliação visual nos animais da Fazenda Escola CPT. Também será realizada, no último dia do curso, uma visita técnica à Fazenda Brasília Agropecuária, considerada uma referência mundial na criação da raça Gir Leiteiro.

 

CPT Cursos Presenciais: O curso é destinado apenas aos criadores de Gir Leiteiro?

Professor Domingos: Não. Como serão abordadas características zootécnicas desejáveis nos animais leiteiros correlacionando-as aos processos seletivos e ao sistema de produção como um todo, embora o enfoque seja voltado para a raça Gir Leiteiro, o curso proporcionará informações interessantes para produtores e técnicos inseridos  na atividade leiteira, principalmente com as raças zebuínas e seus mestiços.

Entrevista realizada com Domingos Marcelo Cenachi Pesce

– Professor dos Cursos de Avaliação Fenotípica do Gir Leiteiro para Compra e Seleção e Avaliação Fenotípica de Bovinos de Corte (zebu) para Compra e Seleção do CPT Cursos Presenciais.

Médico veterinário e mestre em Nutrição de Ruminantes pela UFMG.

– Doutor em Qualidade e Produtividade Animal pela FZEA/USP.

Jurado efetivo das raças zebuínas / ABCZ, com pós-graduação em Julgamento das Raças Zebuínas pela FAZU.

– Professor Adjunto da PUC Minas