A úlcera gástrica em equinos é um dos problemas que representam um dos maiores problemas de saúde tanto em potros como em cavalos adultos. A enfermidade se constitui por um lesões de continuidade na mucosa gástrica que compromete a barreira glicoproteínas e atingindo a camada muscular.
Uma das enfermidades mais comuns, a úlcera gástrica em equinos, ocorre sempre quando há um desequilíbrio entre os fatores agressivos da mucosa (ácido clorídrico e as enzimas digestivas) e os agentes protetores (mucosa, prostaglandinas) que atuam no estômago do animal.
Antes de saber como prevenir essa doença, você precisa entender o porque ela acontece. Continue lendo esse artigo, pois é sobre isso que trataremos em seguida!
Quais fatores desencadeiam a úlcera em equinos?
Embora frequente, alguns fatores podem levar o cavalo apresentar a doença. Como por exemplo, alterações de manejo, confinamento, longos períodos de jejum, treinamentos excessivos e estresse no animal podem ser agentes propulsores da doença.
Além disso, a administração por longos períodos drogas anti-inflamatórias não esteroidais podem atuar como um fator desencadeante da doença. Ainda mais, a alimentação rica em grãos e em proteínas na forma de ração pode fazer com que a úlcera gástrica em equinos se desenvolva.
Já em potros é preciso tomar cuidado com a ausência de consumo alimentar sólido que predispõe o recém nascido a desenvolver o problema. Por isso, estimular o animal precocemente pode ser a melhor medida para evitá-la.
Quer saber quais os principais sinais do problema? Então, confira o próximo tópico!
Como identificar a doença?
Os sinais mais comuns da úlcera gástrica em equinos são:
- cólica;
- diarreia;
- debilidade física;
- perda de apetite e peso;
- alterações na aparência do ventre.
Já os potros podem apresentar:
- febre;
- ranger de dentes;
- regurgitação de leite;
- salivação excessiva.
Em alguns casos, a úlcera gástrica em equinos não apresenta sinais aparentes. Às vezes pode até ser confundida com outras doenças, como a cólica equina, quer saber mais sobre ela? Veja esse artigo: Cólica Equina: Fique por dentro das causas, diagnóstico e tratamento. Dessa forma, é importante que o animal tenha sempre um acompanhamento com um médico veterinário de sua confiança.
Diagnóstico e tratamento
Após análise dos sinais apresentados pelo cavalo, o médico veterinário realiza o diagnóstico definitivo da enfermidade somente com o auxílio da gastroscopia. Em outras palavras, da inspeção interna do estômago com o uso de equipamento vídeo-endoscópio. Logo após identificada, o tratamento é realizado a base de medicamentos e de uma alimentação eficiente.
É importante lembrar que você, produtor rural, não deve administrar nenhum remédio sem a orientação médica. Mas, tomando algumas medidas nas situações emergenciais você pode evitar que o problema se complique.
Veja essa dica que separamos para você:
Curso de Primeiros Socorros em Equinos
Fonte: Cavalus