Animais silvestres têm características únicas. Você sabe quais são as diferenças em relação aos domésticos? Listamos aqui as principais características para você ficar por dentro do assunto.

Quais são os animais silvestres

É considerado animal silvestre todo aquele que vive ou nasce dentro de um ecossistema natural como oceanos, rios ou florestas. Como por exemplo:

-Arara Azul

-Porquinho da índia

-Curió

-Papagaio

-Jabuti

Animais domésticos

Não vivem mais no ambiente de origem natural, tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com os seres humanos e tem uma dependência mútua. Como o cavalo, que depende dos homens para abrigo e alimentação e o homem começou a criá-los como um meio de transporte.

Mesmo que o animal seja de origem nativa da fauna brasileira, ele pode ser considerado como doméstico quando for criado pelo homem e nascer em um ambiente doméstico devidamente autorizado pelo IBAMA.

É crime ter um animal silvestre em casa?

É crime capturar uma animal silvestre da natureza para tê-lo em casa. Então, quem o fizer está sujeito a prisão e multa. Decerto, eles só podem ser mantidos fora de seu habitat natural por criadores controlados e legalizados pelo IBAMA.

Separar animais silvestres de seu ambiente, afasta-o de sua família e também afeta vários outros bichos que dependentes dele para sua sobrevivência.

Além da comercialização, o abuso e maus tratos também são considerados crimes ambientais. Portanto, para ter a permissão de ter um animal silvestre, é necessário procurar entidades específicas e em alguns casos obter uma autorização emitida pelo IBAMA.

Com a verticalização das moradias, é cada vez mais frequente as pessoas optarem ter animais silvestres e não-convencionais como pets. Aliás, quando algum problema acontece é o veterinário silvestre que procuram. E você, médico veterinário, já atendeu algum caso assim?

Obter o conhecimento prático na área é fundamental não só para enfrentar as situações ocorridas na clínica mas também para oferecer um serviço diferenciado a seus pacientes.

Clique aqui e veja algumas dicas de cuidados com animais silvestres

Fonte: IBAMA