A anestesia consiste na aplicação de um fármaco que oferece segurança durante algum procedimento, controlando a dor no animal. Diante de diversas técnicas, os bloqueios locorregionais em pequenos animais têm sido um dos pilares de protocolos veterinários.
A realização da analgesia local promovida pelos bloqueios locorregionais é indicada para pacientes em estado crítico, reduzindo a necessidade de anestesia geral e seus riscos. Além disso, os procedimentos utilizados na anestesia locorregional não são difíceis de serem aprendidas e não envolvem o uso de equipamentos muito caros. Por esta razão, estão cada vez mais presentes em clínicas e hospitais veterinários.
O seu emprego fica ainda mais recorrente nas áreas de traumatologia, oftalmologia, odontologia e obstetrícia. Se você está pensando em utilizar as técnicas de bloqueios locorregionais em pequenos animais, continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre o assunto!
Principais técnicas da anestesia locorregional
Os bloqueios locorregionais são métodos utilizados mediante a aplicação de agente anestésico próximo a nervo ou grupo de nervos de determinada região, onde ocorrerá dessensibilização da área por ele inervada. As técnicas principais podem ser divididas em três:
- Tópica
- Infiltrativa
- Anestesias regionais
A anestesia locorregional tópica é a aplicação direta nas mucosas ou pele. A técnica é indicada para exames oftálmicos, exames da cavidade oral, intubação endotraqueal, passagem de sondas nasogástricas e uretrais, limpeza de feridas e colocação de cateteres percutâneos. O médico veterinário deve ficar atento à toxicidade da dose, uma vez que a maioria das aplicações está em altas concentrações.
A segunda técnica de bloqueio, a infiltrativa, é a mais comum entre as anestesias locais. Ela deve ser realizada pela via intradérmica, subcutânea ou até em áreas mais profundas, chegando aos músculos, sempre próximo ao local que deseja ser anestesiado. Sua indicação vai desde procedimentos pequenos como biópsia de pele até maiores como mastectomias.
Por fim, as anestesias regionais constituem diversos bloqueios que variam do local de aplicação. Elas podem ser usadas na anestesia dos nervos cranianos, na cavidade oral, orelha, membros torácicos, regional intravenosa (Bier) e neuroeixo – mais conhecidas como epidural ou peridural e espinhal.
Vantagens dos bloqueios locorregionais em pequenos animais
O principal objetivo da anestesia locorregional é atuar no controle da dor trans e pós operatória de cães e gatos. Quando comparada ao bloqueio total, ela apresenta diversas vantagens, principalmente em relação à redução do estresse cirúrgico causado no animal.
Os bloqueios locorregionais em pequenos animais atuam inibindo a aferência nociceptiva ao sistema nervoso central e a aferência do sistema nervoso simpático. Como resultado, ocorre o relaxamento muscular.
Optar por este tipo de anestesia também é benéfico pois demanda menor quantidade de anestésico geral e de analgesia pós-operatória. Sem contar que o risco de complicação, efeitos cardiorrespiratórios e chance de morte do animal são menores.
Cuidados na aplicação de anestesia locorregional
Apesar de mais simples do que outras técnicas, os bloqueios locorregionais em pequenos animais requerem prática, conhecimento e precisão. O médico veterinário deve saber manusear o aparelho de neurolocalização para realizar as técnicas de forma eficiente e segura, proporcionando menor taxa de complicações com maior índice de sucesso.
Se você deseja se tornar um expert no campo de anestesiologia veterinária, participe do Curso de Anestesia Locorregional em Pequenos Animais e mantenha a atualização em dia!
Fontes: Revista Veterinária; Beatriz Santos de NARDI, Daniel de Souza Ramos ANGRIMANI; CPT Cursos Presenciais.