Um dos momentos cruciais para a eficiência de um rebanho é a obtenção de sucesso na gestação bovina. Contudo, para que o resultado esperado aconteça é necessário realizar o monitoramento da gestação, conhecer as etapas e prever possíveis riscos.
O desenvolvimento fetal bovino tem impacto direto em problemas que geram prejuízo à pecuária, tais como aborto, dificuldade de reprodução e problemas de saúde. Portanto, é fundamental contar com o amparo do médico veterinário capacitado para investir em cuidados e monitorar desde a concepção até o puerpério.
Saiba mais sobre as etapas de uma gestação bovina e como acompanhá-la de maneira eficaz neste texto.
Desenvolvimento da gestação bovina
Um manejo adequado exige conhecimento no desenvolvimento de uma prenhez, principalmente nas três fases do pré-natal dos bovinos: zigoto, embrionário e fetal. O período de zigoto culmina com a união inicial do blastocisto, mas antes da circulação intra-embrionária ser estabelecida.
Em seguida, no período embrionário são estabelecidos os principais tecidos, sistemas e órgãos, permitindo que as características da forma externa do corpo sejam reconhecidas. Essa etapa se estende de 15 a 45 dias, quando finalmente ocorre o desenvolvimento fetal, ou seja, quando o feto começa seu crescimento. É também neste período da gestação bovina que acontecem as modificações no formato do feto.
Principais métodos para diagnóstico e acompanhamento
Com os avanços na pecuária, já não se espera que uma fêmea apresente sinais de prenhez para constatar a gestação. Através do diagnóstico precoce é possível manejar o rebanho com planejamento de alocação correta e nutrição balanceada para atingir eficiência reprodutiva. Nesse sentido, dois métodos aparecem como fundamentais: a palpação retal e a ultrassonografia.
Conhecida na rotina de campo como toque, a palpação retal pode ser feita a partir de 45 dias após a fecundação. A técnica consiste na introdução do braço e da mão do médico veterinário pelo reto do animal para apalpar os órgãos e notar possíveis alterações provocadas pela gestação.
Já a ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico e acompanhamento gestacional em bovinos moderna, precisa e não invasiva. O exame de ultrassom tem sido cada vez mais usado pelo alto grau de exatidão e confiabilidade. Todas as funcionalidades são ainda mais aproveitadas graças a visualização de imagens em tempo real.
Uso da ultrassonografia na gestação bovina
A ultrassonografia é um exame essencial quando o assunto é gestação bovina. Ela pode atuar em todas as etapas e apresenta dados fundamentais ao médico veterinário. Além do diagnóstico, o exame ainda colabora com a determinação do número de fetos e com a sexagem fetal.
Contudo, ela também é indispensável no acompanhamento da gestação. Através da sua aplicabilidade é possível controlar a saúde do feto e o crescimento dos tecidos, órgãos e sistemas.
O comprimento e o diâmetro do feto também podem ser mensurados por ultrassonografia desde a sua detecção até cerca dos 3 a 6 meses. Realizar essa estimativa fetal possibilita saber a idade, além de verificar se o crescimento do futuro bezerro está acontecendo de maneira saudável.
Outra grande valia da ultrassonografia diz respeito ao surgimento de anexos placentários. A implantação da vesícula embrionária ocorre no corno uterino ipsilateral ao ovário onde ocorreu a ovulação. Na fase precoce as membranas placentárias e os fluídos vesiculares vão ocupar também o corno uterino contralateral. Durante o ultrassom, o médico veterinário propagará através destes fluidos e das membranas até alcançar o feto.
Invista na ultrassonografia veterinária
A reprodução bovina é uma área rentável e lucrativa. As análises devem ser aplicadas e avaliadas em conjunto para ter um resultado mais assertivo. Todavia, ser um médico veterinário especialista na técnica ultrassonografia requer capacitação profissional.
Se você quer investir no seu futuro e atuar com gestação bovina, conheça a Pós-graduação em Reprodução e Produção de Bovinos e aprenda na prática a realizar os principais diagnósticos reprodutivos com segurança e alta precisão.
Fontes: Curso na Ultrassonografia na Reprodução Bovina, Dia Rural, Shop Veterinário 1, Shop Veterinário 2.