Gado Zebu: Conheça as raças mais populares do rebanho brasileiro

gado zebu

O gado zebu é um bovino da subespécie Bos taurus indicus, ele é comumente apelidado por sua característica marcante, que tem como sua principal característica de identificação a corcova, também chamada giba ou cupim aqui no Brasil. Além disso, a conformação, temperamento e a constituição de seus tecidos são alguns dos principais atributos que distingue os zebuínos.

Embora, sendo originário da Índia, ele teve uma grande adaptação ao clima de diversas regiões do Brasil e tem sido largamente utilizado em cruzamentos e ganhado cada vez mais espaço dentro do rebanho brasileiro promovendo sua consolidação. Ainda mais, o gado zebu é um dos maiores produtores de carne, gerando lucro ao pecuarista.  

Mas, são diversas raças do gado zebu e cada uma possui uma característica em destaque, listamos as principais, confira:

Características gerais do gado zebu

Gado zebu

Além da famosa corcova, como já falamos, alguns traços diferenciam o gado de zebu dos demais. Isto é, dentre eles, podemos destacar:

  • Pele mais fina, se comparado ao do bovino europeu
  • Pigmentação de cor escura ou preta
  • Maior resistência ao calor

A coloração do gado europeu apresenta coloração com o tom de sua pele, enquanto o gado zebu quase sempre pode apresentar a pelagem de qualquer cor.

Gado Indiano

O gado indiano, conhecido pela sua habilidade de viver em climas mais tropicais, se adaptou de tal forma no Brasil que em pouco tempo ocupou grandes extensões de campos nativos, melhorando consideravelmente a pecuária de corte nacional. Mas, apesar de sua rusticidade, ainda tem um menor rendimento de carne e é inferior quanto a precocidade, se comparado às raças europeias. Dessa forma, foi preciso realizar o melhoramento genético desta raça.

Gado Nelore

É sem dúvida, a raça bovina mais conhecida entre os brasileiros. E mais, ele provou ser um dos melhor tipos de gado para o nosso país devido a sua adaptabilidade ao clima tropical. Além de ser essencialmente uma excelente raça produtora de carne, tem maior resistência a doenças e facilidade para no ganho de peso.

A raça ainda tem a seu favor uma boa conformação de gordura, cabeça pequena e leve, ossatura fina e leve, e alcança bom desenvolvimento.

Como todo o zebu, tem especial habilidade para o aproveitamento das forragens, mesmo grosseiras e é um gado muito vivo, ligeiro e manso, desde que seja cuidado da maneira correta.

Gado Gir

O gado Gir constituiu durante várias décadas o grupamento étnico mais numeroso e mais valorizado. Nesse sentido, das raças indianas, a Gir é a que apresenta os menores pesos ao nascer. Além disso, é também muito utilizada em cruzamentos com a raça Holandesa preta e branca e com a Holandesa vermelho e branca, que dão origem a uma nova raça chamada Girolando. Ainda mais, possui uma linhagem para a produção de leite, denominada de Gir Leiteiro.

Ele é considerado extremamente dócil, com aptidões para o leite e carne, o Gir se caracteriza ainda por apresentar perfil convexo e ultra convexo, testa proeminente, com chifres laterais frequentemente retorcidos, o barbela desenvolvida e com pelagens das mais variadas, podendo apresentar pelos brancos, vermelhos, amarelos e pretos em combinações muito variadas.

Gado Brahman

O cruzamento das raças Nelore, Guzerá, Gir, Valley e Sindi resultaram no gado Brahman. Esse é um gado exclusivamente dedicado à produção de carne, apropriado para cruzamentos com as raças europeias.

Os bezerros são pequenos no nascimento, pesando de 30 a 40 quilos. As cores predominantes no Brahman têm tonalidades cinza claro, vermelho e preto.

Gado Angus

Angus é uma raça de bovinos, destinada à produção de carne de qualidade superior. Tem as suas origens no Nordeste da Escócia, onde o seu aperfeiçoamento começou há cerca de 200 anos. Além disso, é encontrado nas variedades Aberdeen Angus e Red Angus.

A raça é especializada em produzir grande massa muscular, com pequena capa de gordura. Associando, sua qualidade rústica e adaptabilidade a uma variedade climática do frio ao subtropical.

Gado Curraleiro

A raça curraleiro teve a sua origem em raças provenientes da Península Ibérica. Foi trazida pelos portugueses durante o período da colonização e, com o passar dos anos, se desenvolveu em regiões de clima semiárido.

O Curraleiro produz pouco leite e pouca carne. Por isso, ele é conhecido como o “pé duro brasileiro”.

Vantagens de criar gado zebu

Devido a variedade de raças, o gado zebu apresenta diversas características zootécnicas que são apropriadas para a produção de carne e leite. A seguir, listamos as principais.

Alto desempenho reprodutivo

Zebuínos apresentam altos índices produtivos e reprodutivos, com grande competitividade em climas tropicais. Sua elevada fertilidade faz com que a raça apresente ampla aceitabilidade empresarial.

Longevidade

Sua longevidade, confere uma maior rentabilidade aos animais. Só para exemplificar, as vacas zebuínas (mediante a monta natural) pode conceber mais de 10 bezerros ao longo de sua vida produtiva. E mais, sob um bom manejo, é possível ter touros com mais de 14 anos cobrindo normalmente a campo com bons índices de eficiência reprodutiva. Se considerar a inseminação artificial (e congelamento do sêmen) esse período pode ser ainda maior.

Resistência

O gado zebu possui alta resistência a endo e ectoparasitas. Sua pelagem curta, lisa e densa dificulta a entrada de moscas, carrapatos e bernes;

Eficiência alimentar a pasto 

Há uma excelente oportunidade de produção de sistemas intensivos em pastagens com animais da raça, resultando em novilhos precoce para idade ao abate ou ainda alta produção leiteira. 

Fácil adaptação

A raça zebuína é extremamente adaptada em ambientes desafiadores. Por exemplo, em pastagens de baixo valor nutritivo e até em locais que passam por longos períodos de seca. Não é por acaso que existem rebanhos de gado zebu nas mais variadas regiões do Brasil. No entanto, apesar de serem resistente, é preciso desenvolver um programa nutricional adequado para obter bons resultados.

Melhoramento genético do Gado Zebu

O cruzamento entre bovinos de raças diferentes, onde o touro é geralmente de raça pura e busca aumentar a eficiência na produção de carne é efetivo.

A razão principal para fazer o cruzamento orientado entre raças é aumentar a lucratividade. Isto é, através do aumento da produtividade (eficiência de produção). Por falar em eficiência, quer saber como aumentar a rentabilidade do rebanho? Dê uma olhadinha nesse Guia gratuito de gado de corte!

Nenhuma raça é perfeita, cada uma tem seus pontos fortes e fracos. Então, o animal produto do cruzamento deverá combinar dois pontos. O elevado potencial de produção da raça de clima temperado com a adaptação da raça tropical.

Se você gostou desse assunto, temos uma boa notícia para você! Conheça nosso curso de Administração de Gado de Corte e entenda como ganhar dinheiro na área!

Fonte: Animal Business